Pescaria na cheia do Rio Machado

Rio Machado na cheia: floresta alagada, prédios da cidade ao longe e peixes pequenos

Todo pescador sabe: cheia não é uma boa época de pescaria. Mas no Rio Machado, a pescaria não é só um esporte ou um lazer, é principalmente um motivo para pegar um barco e navegar, passeando pelo rio que dá nome a cidade de Ji-Paraná. Curiosidade: Ji-Paraná significa exatamente Rio dos Machados na língua indígena.
Os tais machados que dão nome ao rio, são as pedras pontiagudas que ficam a mostra na época da seca e que facilmente causam danos às embarcações. Como essas imagens são da cheia, não há vestígios dos “machados”,

Navegando no Rio Machado

Na cheia, o que mais me encanta são as margens alagadas com a floresta ficando submersa. Mesmo com parte do tronco debaixo d’água, as árvores da amazônia encantam com sua beleza e tamanho colossal.
A beleza da floresta alagada às margens do rio
Sinais da civilização são inevitáveis nesse passeio, desde a vista dos prédios da cidade na parte próxima ao centro até as travessias por baixo das pontes sobre o rio. Mas a mistura entre natureza e concreto também é interessante. Os prédios surgem como árvores cinzas de pastilhas coloridas em meio ao verde da mata.
Vista dos prédios da cidade ao longe
Como na cheia, a pescaria é o que menos importa, o lazer do passeio se completa quando fisgamos um peixe, por menor que seja. Como dizem: muita água, pouco peixe, muito peixe, pouca água.
Pescaria de anzol, só para diversão. Pouco peixe com a cheia
About these ads

Sobre felipeph

Sou Felipe Pereira Heitmann, graduando em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Novas Tecnologias. Um cara que sempre gostou de tecnologia e de matemática e se apaixonou por pesquisa e educação. Encontrei na Educação Matemática a oportunidade de reunir minhas paixões e hoje faço delas o meu trabalho.
Esse post foi publicado em RO - Ji-Paraná. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s